MENSAGEM PARA REFLEXÃO: "Sozinho, cuide dos seus pensamentos. Com pessoas, cuide de sua língua e de suas atitudes". ANIVERSARIANTES DE AGOSTO: Nosso parabéns aos familiares e amigos por mais um ano de vida no plano da materialidade humana. E para nossa João Pessoa pelos seus 440 anos de história, paixão e pertencimento. LEMBRETE: Não basta apenas dizer que é espírita para ser respeitado. Tem que dar o melhor exemplo de conduta ética no campo da vivência social. MARQUE PRESENÇA: Leia, recomende e compartilhe o link do nosso blog em suas redes sociais. Com o nosso sincero agradecimento. E vamos em frente!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

CONVIVÊNCIA RELIGIOSA



Vale o RESPEITO Mútuo


Tenho um vizinha adepta de "Testemunhas de Jeová", que mesmo sem ter nenhuma simpatia pela Doutrina dos Espíritos, costuma deixar exemplares da revista "Despertai!" na caixa de correspondência da minha casa. Eu a permiti que fizesse "essa cortesia".

Quando nos encontramos a caminho do mercadinho do bairro, quase sempre às sextas-feiras, ela pergunta se recebi a revista. Digo que sim e agradeço a sua atenção e gentileza.

Agradeço e elogio o conteúdo doutrinário da publicação porque, na verdade, traz matérias interessantes para toda família - seja adepta do evangelismo ou de qualquer outra denominação religiosa.


Esta senhora evangélica nunca me questionou sobre a minha orientação filosófico-religiosa. Ela sabe que discutir sobre religião, tentando persuadir a pessoa a desistir da sua para seguir a dela, não é uma atitude sensata e respeitosa.


Eu leio as publicações que ela me oferece gentilmente. Ela não lê o que divulgo sobre o Espiritismo. A sua Bíblia é tudo de mais "sagrado". Seus ensinamentos não devem ser corrompidos com "coisas do demônio".

E assim, seguimos caminhos opostos em direção ao Deus que acreditamos. Com respeito recíproco e uma amizade que não ultrapassa os muros que dividem a nossa vizinhança para uma convivência mais estreita.

Poderia ser diferente..


Por Carlos Barros Filho  I  jornalista1938fenaj@gmail.com

Um comentário:

DALVA MATTOS disse...

Não entendo a conduta cristã dos "Testemunhas de Jeová". Não doam sangue, não compartilham gentileza nem simpatia com ninguém e ainda acham que vão para o paraíso. Parecem mais com adeptos de uma seita que preservam antigas formas de "agradar" Jeová, sem buscar o entendimento do que seja amor ao próximo.