NOTÍCIA DA HORA

NOSSO AGRADECIMENTO A VOCÊ POR PRESTIGIAR O BLOG COM SUA VISITA, COMENTÁRIO E COMPARTILHAMENTO.

O EDITOR E REDATOR

Carlos Barros Silva

Jornalista, editor, redator, diagramador, idealizador e coordenador geral da Agência CEI PARAÍBA - Central Espírita de Informações, com escritório em João Pessoa, capital paraibana. 


No dia 25 de novembro deste ano, o jornalista aposentado e divulgador espírita paraibano completará 73 anos de idade, sendo mais de 40 anos de sua existência dedicados ao jornalismo, uma de suas paixões no plano da materialidade humana. Conheça um pouco de sua trajetória ao lado de sua Carmem, com quem está "algemado" há cerca de quarenta anos.  

JORNALISMO  -  Entrou em sua vida nos anos 1970. Tinha 19 anos quando estagiou como "foca" na sucursal do Diário de Pernambuco, localizado na rua Visconde de Pelotas (vizinho a Associação Paraibana de Imprensa), em João Pessoa. Aprendeu os rudimentos da arte de redigir com Luiz Ferreira, um talentoso analista político. 

ESPIRITISMO  -  Conheceu a doutrina dos espíritos em São Paulo, capital, no Centro de Desenvolvimento Espiritual Os Caminheiros, instituição fundada e administrada pela Família Gasparetto, tendo como diretores dona Zíbia e Luiz Antônio Gasparetto. Morou e trabalhou na capital paulista entre os anos 1973 e 1974.

CASAMENTO  -  Quem apresentou o jornalista espírita à dona Carmem foi sua filha caçula, Aline. Ela estava divorciada e com quatro filhos (Rose, Luiz Claudio, Fábio e Aline). Poucos meses depois, estavam morando juntos e frequentando a União Espírita Diogo de Vasconcelos Lisboa, no bairro Costa e Silva. Em outubro de 1994, casaram-se em Cartório na cidade de Bayeux (município localizado na região metropolitana de João Pessoa), "abençoados" pela advogada Claudia Paiva Monte, sobrinha de dona Carmem. 

CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA  -  Com apoio de dona Carmem, o divulgador paraibano idealizou e coordenou durante 10 anos o Clube do Livro Espírita de João Pessoa, que contava com mais de 200 associados e mães cadastradas que recebiam enxovais completos para seus filhos recém-nascidos. O CLE funcionou entre os anos 1990 a 2000. 

COLÔNIA DE HANSENIANOS  -  A atividade assistencial que beneficiava moradores e internos da Colônia de Hansenianos Getúlio Vargas começou no mesmo período de funcionamento do CLE João Pessoa, nos anos 1990. Todo o trabalho era coordenado por dona Carmem, que contava com apoio da lanchonete Kantina 29 - localizada na rua Cardoso Vieira, 29, na cidade baixa, no centro histórico da capital paraibana. Essa atividade tinha como colaboradores Claudia Paiva (advogada), Hayley Misael (contabilista) e associados do CLE. Os moradores e internos da CH Getúlio Vargas recebiam doações de cestas básicas, roupas, calçados, material escolar, utensílios domésticos, cadeira de rodas, material de limpeza, de higiene e pomada de "vovô Pedro". A visita era feita aos sábados, às 14h30, encerrada sempre às 16h30. 

DIVULGAÇÃO ESPÍRITA  -  Enquanto administrava a lanchonete Kantina 29 e o CLE João Pessoa, o jornalista cuidava ainda de manter suas atividades como redator e editor regional de alguns jornais espíritas mais importantes do país. Ele trabalhou (sem nenhuma remuneração) para os seguintes mensários impressos: Jornal Espírita (da FEESP), Revista Internacional de Espiritismo (Matão - SP), A Voz do Espírito (São José do Rio Preto - SP), revista Harmonia (São José - SC), jornal Nova Luz (São José - SC), Jornal Espírita de Natal (Natal - RN), jornal Comunica Ação Espírita (Curitiba - PR), gazeta O Sol Nascente (Rio de Janeiro) e revista Tribuna Espírita (João Pessoa).

AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS  -  A primeira, Agência de Notícias Espíritas da Paraíba, entrou em atividade nos anos 1980. Funcionou até 2000. Depois, nasceu a Agência CEI Paraíba - Central Espírita de Informação, em 2002. Com essa agência, o divulgador paraibano lançou os seguintes projetos jornalísticos: Jornal do Pensador, Kardec Ponto Com, Gente Espírita e Kardec Já. Com o fim de Jornal do Pensador e Kardec Já, nasceu Imprensados. Logo, estão em circulação apenas três projetos editoriais: Kardec Ponto Com, Imprensados e Gente Espírita. 

BLOG  -  Inquieto e incansável, o jornalista paraibano criou este blog para postagens sobre os mais variados assuntos da atualidade. Um espaço que recebe sua opinião e análise de tudo o que acontece na sociedade contemporânea. Um convite para pôr a conversa em dia com seus amigos e leitores. 

Contato com o jornalista e divulgador paraibano

Whatsapp: 83 98682-4793  I  E-mail: jornalista1938fenaj@gmail.com

2 comentários:

SAULO ROCHA I Caruaru disse...

Conheço o "velho" e generoso divulgador espírita paraibano há mais de 20 anos. Sei de sua capacidade criativa e do seu talento para produzir publicações com qualidade gráfica esmerada. É um dos poucos divulgadores espíritas que sabe valorizar o tempo que dispõe para coisas boas, úteis e verdadeiras. E nunca diz não àqueles que o procura para divulgar seus novos projetos (livros, jornais, revistas e redes sociais). Minha admiração e respeito ao "velho e generoso amigo Carlos Barros Silva.

CARLOS BARROS SILVA disse...

O nosso amigo Saulo Aurélio Rocha (PM reformado) é um ser humano diferenciado por sua alteridade e capacidade de pensar o outro com adjetivos de alto nível. É um dos mais competentes correspondentes da Agência CEI Paraíba. Figuraça!