MENSAGEM PARA REFLEXÃO: "Sozinho, cuide dos seus pensamentos. Com pessoas, cuide de sua língua e de suas atitudes". ANIVERSARIANTES DE AGOSTO: Nosso parabéns aos familiares e amigos por mais um ano de vida no plano da materialidade humana. E para nossa João Pessoa pelos seus 440 anos de história, paixão e pertencimento. LEMBRETE: Não basta apenas dizer que é espírita para ser respeitado. Tem que dar o melhor exemplo de conduta ética no campo da vivência social. MARQUE PRESENÇA: Leia, recomende e compartilhe o link do nosso blog em suas redes sociais. Com o nosso sincero agradecimento. E vamos em frente!

quarta-feira, 29 de maio de 2024

SUGESTÃO DE LEITURA


Capa do livro. Está à venda na AMAZON

SÓ O AMOR CONSTRÓI DIGNIDADE E RESPEITO NAS ALMAS PERDIDAS EM SI MESMAS. JÁ PENSOU NISSO?

Estou com um livro de cabeceira: A ARTE DE AMAR, escrito em 1956 (eu tinha apenas 5 anos de idade) pelo psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm (1900-1980).
Em sua interessante e didática obra, Fromm argumenta que "o amor é um sentimento que requer prática, maturidade, desenvolvimento pessoal, capacidade de amar o próximo; exercício da humildade, coragem, fé racional e disciplina".
Um amar semelhante àquele ensinado por Jesus, há cerca de dois mil anos, que propôs ao ser humano sair da bolha do seu narcisismo e envolver-se amorosamente com o outro sem nenhuma exigência.
Segundo o autor alemão, "o amor incondicional intensifica a sensibilidade, a intuição e o respeito mútuo, levando os envolvidos a encontrarem respostas saudáveis e satisfatórias para os problemas da existência humana na Terra".
Nos tempos atuais, a felicidade das pessoas tem se baseado em comprar tudo o que está disponível para possuir, priorizando o consumo excessivo, a produção de uma imagem atrativa e falsa, onde o sucesso e os bens materiais adquiridos confundem seguidores equivocados com a fama fugaz.
Recomendo a leitura de A ARTE DE AMAR. O filósofo e sociólogo alemão, mesmo não tenho conhecido o Espiritismo, sabe definir melhor o sentido de amar o próximo do que muitos mestres e doutores que circulam no movimento espírita brasileiro.
Falar para o outro "eu te amo" não quer dizer que você o ame de verdade. Cuidado e responsabilidade são essenciais para que um relacionamento amoroso amadureça na arte de cuidar do outro. E isso só é possível quando duas pessoas compartilham suas experiências de vida sem condicionamentos e cobranças afetivas.
Não é fácil, mas também não é algo que só possa ser colocado em prática por Espíritos de elevada hierarquia moral. Os brutos também amam...


Por Carlos Barros Filho I jornalista1938fenaj@gmail.com

Nenhum comentário: