NOTÍCIA DA HORA

NOSSO AGRADECIMENTO A VOCÊ POR PRESTIGIAR O BLOG COM SUA VISITA, COMENTÁRIO E COMPARTILHAMENTO.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

PAPEL DA EDUCAÇÃO

 

Educar para um mundo livre

A tão discutida regeneração moral do planeta Terra passa necessariamente pela educação de toda coletividade humana. Educar para desalienar, esclarecer, orientar e ensinar quem anda na escuridão de sua própria ignorância.

O papel da educação, diante dessa realidade, é o de redirecionar a visão da sociedade e incentivá-la a repensar seus valores e entender a importância da ética e o verdadeiro sentido da moralidade, seja na vida pública ou na vida privada.

Neste contexto, a pedagogia espírita nos oferece saberes, conhecimentos e uma filosofia esclarecedora capaz de minimizar os conflitos da alma humana perdida em si mesma.

Essa pedagogia, com base nos ensinamentos sensatos de Allan Kardec, pode ser encontrada em diversas obras que não seja kardequiana como as da doutora em Educação Dora Incontri (de Bragança Paulista - SP), uma livre pensadora qualificada para ensinar sem necessidade de "doutrinar cabeças" que não pensam por si mesmas.

Os ensinamentos filosóficos da doutrina kardequiana trazem em sua essência benefícios para uma educação focada na Paz, nos Direitos Humanos, na Justiça Social e na Diversidade Étnico-Racial e também Cultural. Basta que sejam aplicados adequadamente em pessoas e grupos que queiram conscientizar-se disso e esforçar-se na própria reeducação.

Quando assim procedem ajudam a construir uma visão de mundo sem fronteiras, no qual a cidadania planetária será, indubitavelmente, um traço de união e respeito entre as nações.


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

 


 

Um comentário:

Luíza Paiva disse...

Acredito que a educação é a chave para transformar o mundo. Uma pedagogia crítica e esclarecedora oferece uma abordagem capaz de iluminar mentes e corações. Ao promover valores como paz, justiça social e diversidade, podemos construir uma sociedade mais ética e consciente. Este é o caminho para uma cidadania planetária que respeite e una todas as nações, superando as desigualdades e opressões existentes.