MENSAGEM PARA REFLEXÃO: "Sozinho, cuide dos seus pensamentos. Com pessoas, cuide de sua língua e de suas atitudes". ANIVERSARIANTES DE AGOSTO: Nosso parabéns aos familiares e amigos por mais um ano de vida no plano da materialidade humana. E para nossa João Pessoa pelos seus 440 anos de história, paixão e pertencimento. LEMBRETE: Não basta apenas dizer que é espírita para ser respeitado. Tem que dar o melhor exemplo de conduta ética no campo da vivência social. MARQUE PRESENÇA: Leia, recomende e compartilhe o link do nosso blog em suas redes sociais. Com o nosso sincero agradecimento. E vamos em frente!

quinta-feira, 30 de maio de 2024

AMIGOS PARA SEMPRE

 

Ismael Ramos das Neves, um amigo que
não pedia nada em troca de sua amizade


Amigo na Necessidade, na Doença e na Solidão

O querido e saudoso amigo Ismael Ramos - jornalista e escritor nascido e desencarnado na acolhedora cidade de Natal, RN - costumava nos lembrar: "O amigo de verdade é aquele que nos escolhe para ser estimado por toda a vida". Simples lampejo filosófico do perspicaz jornalista potiguar? 

Em um mundo como a Terra, atrasado pela condição moral dos seus habitantes (espíritos encarnados), não é nada fácil encontrar amigos de verdade por aí. E quando aparece alguém nos tratando com gratuita simpatia, bom desconfiar porque nem sempre é o que o belo sorriso demonstra.

Todavia, não devemos viver desconfiando de todo mundo. Existem amigos - muito raros - que nos ensinam a acreditar na relação de amizade sem interesse mesquinho ou barganhas. São amigos que nos surpreendem com sua natural generosidade, dispensando-nos a melhor das atenções e atitudes de respeito.

Esse tipo de amigo, presente nas horas incertas - necessidade, doença e solidão - parece adivinhar quando estamos esquecidos. Bem diferente dos "falsos amigos", que só gostam de nossa companhia quando estamos com dinheiro no bolso, saúde e disponibilidade para "deixar a vida nos levar".

Sejamos, portanto, seletivos quando escolhermos amigos para serem estimados por toda a vida. Quando uma pessoa costuma tratar as outras por "amiga", sem que nunca tenha estado presente nos "perrengues" de sua vida, nem sequer ofereceu o mínimo de atenção para ouvir seus lamentos mais dolorosos, essa pessoa não é para ser levada a sério.

Cuidado com esse tipo de gente! São oportunistas e indesejáveis sob todos os aspectos da boa convivência social.


Por Carlos Barros Filho  I  jornalista1938fenaj@gmail.com


Nenhum comentário: