A Educação é fonte de toda riqueza ético-moral e nutriente espiritual para o ser humano transcender os próprios limites do conhecimento. |
EDUCAÇÃO E ESPIRITISMO - A Dobradinha do Bem
Um País sério se faz com homens honestos e livros que promovam a boa educação da sociedade e esta, por sua vez, valorize a altivez de caráter e senso profissional dos nossos professores.
O profissional do ensino, no entanto, não deve confundir educação com escolarização. Cmo educação sistemática, a escolarização ocupa apenas um período da vida do ser humano. Bem diferente, a educação assistemática confunde-se com a própria vida, permitindo o homem aprender sempre, ampliar o seu campo de conhecimento e reformular conceitos filosóficos, incorporando à sua vivência o saber de quem pensa sem dogmas.
Assim também é o espírito da educação integral que o Espiritismo dialético dispõe como metodologia pedagógica que prepara os humanos (espíritos encarnados) para viver em uma sociedade mais justa e solidária.
A sociedade moderna ainda tem por fundamento filosófico o interesse pessoal que caracteriza o nível moral do ser humano, demonstrando a falta de educação das pessoas que não respeitam as outras nem a si mesmas. Observa-se claramente nas atitudes e no comportamento dos indivíduos, sem nenhum nível de civilidade no trato social.
A educação, como proposta ético-moral, tem como foco fazer o ser humano melhor, transformando-o em célula de pacificação coletiva para melhorar o mundo, fazendo dele o cantinho tão sonhado por todos nós há milênios.
Por Carlos Barros Filho I Imagem Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário