NOTÍCIA DA HORA

NOSSO AGRADECIMENTO A VOCÊ POR PRESTIGIAR O BLOG COM SUA VISITA, COMENTÁRIO E COMPARTILHAMENTO.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

DEUS EXISTE?

 


DEUS está acima do entendimento humano

 

Podemos encontrar resposta direta e simplificada da existência de Deus - criador de toda vida que vibra intensamente no Universo - quando procuramos a causa de tudo que não é obra do homem e, logo, a nossa razão identifica o responsável. 

A Doutrina Espírita ensina que devemos esquecer a concepção de um Deus antropomórfico - quase humano, tão pequeno e vingativo que envia suas criaturas, ainda persistentes na prática do mal, para arder no fogo do inferno, sem nenhuma chance de redimir-se dos erros cometidos. Ele procede assim com quem está fora do seu ninho de proteção divina. 

Esse Deus não existe. Estão equivocados os que assim pensam. Não devemos tomar o homem como referência para entender o supremo criador de todas as coisas e da vida espiritual. O Deus ao qual nos assemelhamos é um legado bíblico, encontrado no Antigo Testamento. Com Jesus, no Novo Testamento, a figura de Deus muda completamente: é pai bondoso, justo e misericordioso para com todos. 

O Deus que Jesus nos apresenta em seus ensinamentos é o Deus que não se aflige, não se agita, não se perturba, não sofre emoções humanas, não privilegia nem pune quem quer que seja. Criou-nos para a felicidade, cumprir nosso destino espiritual em harmonia com a sua vontade.

O nosso sofrimento é consequência do mau uso do livre-arbítrio. Deus criou-nos para o bem. O mal, a dor, a angústia, a desesperança e o medo são frutos de nossas imperfeições humanas. A existência de Deus é autenticada por toda a sua criação - no Universo infinito e na Terra. 

Ele não se mostra, mas se revela pelas suas obras. 


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

MOMENTO POÉTICO

 



REENCARNAÇÃO


O Verbo divino me fez livre 

para descobrir o Amor / com Sabedoria.

Foram incontáveis / minhas noites / e meus dias.

Sonhei com a crisálida / de um futuro radiante. 

Adormeci no delírio / de um passado nebuloso.

Despertei no sorriso / de um presente amoroso 

entre braços e lágrimas de amigos fraternos.


Com esta poesia, participei do 1º Concurso de Poesia Espírita Castro Alves, na época apoiada pela Federação Espírita do Estado de São Paulo, sob a coordenação do jornalista Altamirando Carneiro.

Acabei ganhando uma surpreendente "Menção Honrosa" e, como prêmio, um exemplar do livro "Parnaso de Além-Túmulo", psicografado pelo saudoso Chico Xavier. 

Hoje, decorridos 33 anos, vejo minha neta mulher feita, linda, inteligente, dedicada ao seu trabalho na área de RH, em empresa localizada na cidade de Campina Grande, mãe de Clara (a nossa "Lalá", na foto acima), primeira bisneta, das Famílias Paiva e Barros.


Por Carlos Barros Filho  I  IMAGEM Arquivo Familiar

sábado, 8 de junho de 2024

IRMÃO DE SANGUE

 


SANGUE NEGATIVO para Positivar a Vida

A Campanha "Junho Vermelho" está em busca do sangue tipo RH negativo para abastecer estoque dos Hemocentros de todo o País, em especial na Paraíba, nesse período de festas juninas. Você está de braços estendidos para doar o seu?

Esta campanha marca, também, o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), com ações em diferentes capitais brasileiras, como iniciativa para estimular novos doadores voluntários a buscar cadastramento nos Hemocentros ou hemonúcleos onde possam passar pela triagem, para verificar se cumprem os critérios necessários.

Lembrando: Não é necessário fazer agendamento prévio para doar sangue, basta se dirigir ao local. Além de ajudar a salvar vidas (a sua doação pode salvar até quatro pessoas necessitadas), os doadores são os mais beneficiados com essa atitude de solidariedade humanitária. 

A doação que você faz auxilia na renovação das células do organismo e no monitoramento da saúde, já que o sangue doado passa por uma série de exames. São testados sete tipos de vírus. 

Em João Pessoa e em Campina Grande, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Já nos hemonúcleos localizados nos municípios de Patos, Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha, Guarabira e Itaporanga, o expediente é das 07h às 12h, também de segunda a sexta-feira.

Está esperando o quê, sangue bom? Vai lá. Mostre que é um ser humano de atitude solidária!


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

quinta-feira, 6 de junho de 2024

FÉ DEMAIS

 



Entre a Crença e a Convicção

 

Superstição não é fé. Uma é crença sem religiosidade. A outra é a construção da fé com tomada de consciência reflexiva e análise fundamentada na criticidade.

 

A crença em talismãs reside na infância espiritual em que ainda se encontra a Humanidade. Nessa fase evolutiva do espírito encarnado no plano da materialidade humana impera o pensamento ilusório, que se contrapõe ao uso da razão e do bom senso.

Quando o ser humano se depara com situações limites recua para o espaço difuso onde a consciência amealha esperança a qualquer preço, e se reconforta como pode. Depois, surgem os amuletos, as superstições, as promessas, enfim, o sobrenatural, que Kardec garantia não existir senão na imaginação humana.

A Antropologia explica, como verdade adquirida: a Humanidade historicamente evoluiu da magia para a religião. O Espiritismo veio para continuar o caminho evolutivo que a religião não tem pernas para percorrer, por muito que a empurrem, até mesmo os próprios espíritas!

Também não está em causa o direito que cada um tem de crer no que bem quiser, desde que não cause dano ao semelhante. Mas é curioso notar o verniz de civilização com que o cidadão comum se junta, em qualquer continente, da Europa à região mais miserável do Terceiro Mundo.

Em O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta sobre os talismãs e a conclusão surge evidente: "O que vale mesmo é o pensamento, não o objeto". 

A História mostra que, no passado, religiões institucionalizadas perseguiam e maltratavam pessoas e famílias, dando corpo a genocídios injustificáveis em nome de Deus. As suas cruzes, os seus amuletos, o seu dogmatismo, a sua incapacidade de entender as ideias diferentes, a sede de poder e de ambição obscureceram e atrasaram o avanço da razão.

Daí o motivo que levou a sociedade humana, marcada pelo primitivismo, buscar novos caminhos para libertar-se do "pecado original" ou "mortal".

Superstição não é fé. Mais vale o pensamento focado nas coisas boas, úteis e verdadeiras que o discernimento pode nos oferecer. 


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem


MOMENTO POÉTICO

 

AMOR ESTRANHO AMOR


Eu te amo  /  Tu me amas  /  Nós nos amamos

Quando eu te amei?  /  Quando tu me amaste?  /  Quando nos amamos?

Esse amor...  /  Sem identidade  / Que nos faz estranhos  /  Um do outro

Um amor enlouquecido  / Que nos induz ao suicídio  /  Nos faz reles mortais

Esse estranho amor...  /  Feminicídio odioso  /  Luto sem luta


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem




quarta-feira, 5 de junho de 2024

PAPEL DA EDUCAÇÃO

 

Educar para um mundo livre

A tão discutida regeneração moral do planeta Terra passa necessariamente pela educação de toda coletividade humana. Educar para desalienar, esclarecer, orientar e ensinar quem anda na escuridão de sua própria ignorância.

O papel da educação, diante dessa realidade, é o de redirecionar a visão da sociedade e incentivá-la a repensar seus valores e entender a importância da ética e o verdadeiro sentido da moralidade, seja na vida pública ou na vida privada.

Neste contexto, a pedagogia espírita nos oferece saberes, conhecimentos e uma filosofia esclarecedora capaz de minimizar os conflitos da alma humana perdida em si mesma.

Essa pedagogia, com base nos ensinamentos sensatos de Allan Kardec, pode ser encontrada em diversas obras que não seja kardequiana como as da doutora em Educação Dora Incontri (de Bragança Paulista - SP), uma livre pensadora qualificada para ensinar sem necessidade de "doutrinar cabeças" que não pensam por si mesmas.

Os ensinamentos filosóficos da doutrina kardequiana trazem em sua essência benefícios para uma educação focada na Paz, nos Direitos Humanos, na Justiça Social e na Diversidade Étnico-Racial e também Cultural. Basta que sejam aplicados adequadamente em pessoas e grupos que queiram conscientizar-se disso e esforçar-se na própria reeducação.

Quando assim procedem ajudam a construir uma visão de mundo sem fronteiras, no qual a cidadania planetária será, indubitavelmente, um traço de união e respeito entre as nações.


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

 


 

REGISTRO

 


Casa de Acolhida LGBT Cris Nagô


O equipamento público foi fundado pelo governo da Paraíba em 21 de junho de 2022. Tem sido um ponto de apoio e acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social. Desde a sua inauguração, acolheu mais de 80 pessoas e realizou cerca de 1.700 atendimentos, oferecendo um ambiente seguro para a comunidade.

A Casa de Acolhida, coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, é a primeira do Nordeste entre as doze existentes no País, sendo a única a funcionar com recursos próprios do governo do Estado.




Há dois anos, a Casa de Acolhida vem desempenhando seu papel - essencial na construção de um Estado mais justo e igualitário para todos os seus cidadãos. Independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A CA Cris Nagô está localizada na Rua Evaldo Wanderley, 884, bairro Tambauzinho, na zona leste de João Pessoa.

O serviço tem capacidade de acolher provisoriamente até 25 pessoas durante um período de até 120 dias. Os casos serão encaminhados após atendimento nos Centros de Referências dos Direitos de LGBTQIAP+ e Enfrentamento à LGBTQAIP+fobia de João Pessoa e Campina Grande.


Por Carlos Barros Filho  I  Imagens SeCom Paraíba

BASTA RESPEITAR

 


Ser ou não Ser... Sem Medo de Ser!

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo "homossexualismo" da categoria de transtornos mentais. Em reconhecimento a essa decisão e como forma de combater o preconceito e o ódio contra o segmento LGBTQIA+ foi instituído o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Recentemente, em São Paulo, capital, foi realizada a Parada Gay, evento que leva milhares de pessoas (gays e simpatizantes da causa) a celebrar as conquistas alcançadas e alavancar mudanças positivas na sociedade, ainda um tanto machista e perseguidora do movimento em todo o País.

 Em vários municípios paraibanos, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) realizou diversas atividades para conscientizar e promover a inclusão e aceitação de pessoas gays, em situação de vulnerabilidade social. Tudo isso com a colaboração da sociedade civil e de grupos ativistas.

Já se fala até em realizar Paradas Gays nos municípios de Sapé, Marí e Patos, com objetivo de promover a visibilidade, a celebração e a luta pelos direitos do segmento LGBTQIA+ em diferentes regiões do Estado da Paraíba.

Em nosso meio espírita, graças a ousadia do pedagogo e pesquisador Alexandre Júnior (de Recife - PE), já dispomos de obras (duas de sua autoria) que trazem abordagem dessas temáticas sob a ótica da doutrina, nos intimando a construir uma base dialógica crítica e participativa.    

Segundo o escritor pernambucano, "(...) para edificação de uma sociedade justa e igualitária, temas como família, sexo, sexualidade, gênero, relações étnico-raciais, religião e política não devem ficar relegados a segundo plano ou serem considerados assuntos de caráter proibitivo e pecaminoso".

E destaca a importância do Espiritismo "ser usado como uma ferramenta que quebre tabus e todas as formas de preconceitos, assumindo seu papel pedagógico na transformação de uma sociedade que se ame mútua e sinceramente".

Os dois livros de Alexandre - Espiritismo, Educação, Gênero e Sexualidade - Um Diálogo com as Questões Sociais; e Por uma Teoria Espírita sobre Gênero e Sexualidades: Um Diálogo Decolonial, podem ser adquiridos diretamente com ele pelo whatsapp (81) 9808-5393. 


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

CUIDAR E PRESERVAR

 


Necessário Educar com Conscientização


 Os cuidados com o meio ambiente e com a sua preservação passam, obrigatoriamente, pelos jardins e quintais de nossa casa. A limpeza dela é o primeiro passo de um aprendizado que vamos pôr em prática nas ruas, nas praças, nos terrenos baldios, nas galerias pluviais, nas praias, nos lagos, nos rios, nas matas e florestas. 


Esse processo educativo sempre começa em casa, entre pais e filhos numa conversa pedagogicamente saudável para tirar dúvidas e esclarecer sobre a importância do meio ambiente para a continuidade da vida no planeta Terra.

A escola deve também estar inserida neste contexto informativo-educacional, proporcionando aos seus alunos meios e recursos para desenvolver atitudes e ações que favoreçam o bem-estar da Natureza e dos seus biomas.

Cuidar e preservar o meio ambiente são tarefas simples que exigem, apenas, boa vontade e interesse em ser útil, sem que ninguém obrigue ninguém à praticar ações simples e potencialmente capazes de transformar e melhorar o mundo em que vivemos.

E aí, vamos nos ocupar mais frequentemente com a saúde da nossa morada transitória? 


 Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem 

 

terça-feira, 4 de junho de 2024

SER ESPERTO DEMAIS

 


Desonestidade não tem Justificativa!


Quem nunca ficou com o troco a mais do caixa da padaria? Quem já devolveu a carteira perdida com documentos e repleta de notas de R$ 100,00? Eu confesso que, em algumas situações, não resisti a tal tentação e acabei reprovado ética e moralmente por essa infeliz conduta. A minha consciência exigiu uma reparação imediata para que danos maiores não ocorressem no meu caráter.

A pessoa desonesta é fria, calculista e incapaz de entender o mal que está fazendo a si mesma. Sua escola é a do "jeitinho brasileiro", que sempre tem como objetivo levar vantagem em tudo e sobre as pessoas incautas. A mania acaba virando doença auto-imune, alterando o seu psiquismo desajustado por práticas lesivas aos bons costumes.

A honestidade é em sua plenitude ética a virtude que vence a ganância e o desejo de enriquecer rápida e facilmente. É a força moral que dignifica a justiça, a confiança e o respeito nas relações sociais, profissionais e religiosas. Fora da honestidade não há salvação para o povo, nem para uma nação governada por gestores públicos corruptos. 

Sejamos, portanto, honestos em quaisquer circunstâncias de nossa existência no plano da materialidade humana. Não vale a pena ficar rico enganando, mentindo, tirando proveito da boa fé alheia. 

Imaginemos uma sociedade feita por mulheres e homens honestos. Não haveria necessidade de tantas traições conjugais, auditorias e de órgãos fiscalizadores. Não haveria mentira, roubo e desconfiança. Os patrões seriam mais justos com seus empregados. Os empregados, por sua vez, não tentariam lesar seus patrões.

Ser honesto é ter consciência tranquila, sono sem pesadelo, conduta irrepreensível, viver exemplarmente o que nos ensina Jesus há mais de dois mil anos: "Dai a César o que é de César. E a Deus o que é de Deus". Não tem barganha que justifique a desonestidade, seja em nome de César ou de Deus. 

Li esta frase num site de pensamentos filosóficos: "Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca. Você sempre será um vencedor, acima de tudo e de todos". Reflita e comente.


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

COMPORTAMENTO

 


Pensamentos e Mudança de Vida

Analisando o comportamento humano, o médico cearense Bezerra de Menezes disse certa feita: "Fui médico, quando encarnado na Terra, e me preocupei em demasia com a saúde coletiva. Esforcei-me bastante para ver a pessoa sorrir ao ter recuperado a saúde, porém, notava mais tarde que muitos não queriam se curar por desinteresse em mudar de vida".

É o que ainda acontece nos dias de hoje. Além dos maus hábitos adquiridos, teimamos em viver de forma contrária àquela que a natureza espiritual determina como a melhor proposta para gozarmos de boa saúde física e mental.

Médicos e pesquisadores norte-americanos já conseguiram provar que até a falta de otimismo afeta o sistema imunológico, baixando as defesas do corpo e, consequentemente, deixando o organismo mais vulnerável às enfermidades.

Os maus pensamentos são alimentos nocivos para o corpo e para a alma (espírito encarnado). Eles estão, quase sempre, associados ao nosso descaso com a própria mudança de vida. Daí a razão das obsessões generalizadas em toda a coletividade humana. 

Cuidar de nossa conduta ética e do nosso comportamento moral, a cada dia, é imprescindível na conquista da saúde e da harmonia que tanto almejamos. Quem se interessa sinceramente em mudar de vida, pautando a sua conduta e o seu comportamento nos ensinamentos filosóficos de Jesus e de tantos outros avatares do saber e da verdade plena de amor e humildade, ganha um reforço espiritual significativo no combate aos pensamentos inferiores.

E, segundo o espíritos mais esclarecidos, esses pensamentos dominam a psicosfera da Terra com assustadora e intensa influência. Logo, não adianta vivermos dentros dos templos religiosos, com o olhar contemplativo e os lábios em oração decorada, deixando a mente entregue às ideias negativas quando estamos fora desses ambientes. 

É necessário mudar intimamente. Mudar exigindo de si mesmo mais humildade, disciplina e respeito por sua integridade moral. Caso contrário, vamos continuar enfermos por muito tempo - e até podemos morrer assim - reclamando que Deus não é pai e que Jesus não é "santo forte" para nos proteger. 

O tempo de mudar para melhor é hoje!


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

POESIA MUSICADA


AMANHÃ

COMPOSIÇÃO DE Guilherme Arantes


Amanhã será um lindo diaDa mais louca alegriaQue se possa imaginar
Amanhã, redobrada a forçaPra cima que não cessaHá de vingar
Amanhã, mais nenhum mistérioAcima do ilusórioO astro rei vai brilhar
Amanhã a luminosidadeAlheia a qualquer vontadeHá de imperar, há de imperar
Amanhã está toda a esperançaPor menor que pareçaO que existe é pra vicejar
Amanhã, apesar de hojeSer a estrada que surgePra se trilhar
Amanhã, mesmo que uns não queiramSerá de outros que esperamVer o dia raiarAmanhã ódios aplacadosTemores abrandadosSerá pleno, será pleno




Nosso Tributo Poético-Musical ao Destemido Povo Gaúcho, nesta terça-feira de muita chuva na capital paraibana.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

CONVIVÊNCIA RELIGIOSA



Vale o RESPEITO Mútuo


Tenho um vizinha adepta de "Testemunhas de Jeová", que mesmo sem ter nenhuma simpatia pela Doutrina dos Espíritos, costuma deixar exemplares da revista "Despertai!" na caixa de correspondência da minha casa. Eu a permiti que fizesse "essa cortesia".

Quando nos encontramos a caminho do mercadinho do bairro, quase sempre às sextas-feiras, ela pergunta se recebi a revista. Digo que sim e agradeço a sua atenção e gentileza.

Agradeço e elogio o conteúdo doutrinário da publicação porque, na verdade, traz matérias interessantes para toda família - seja adepta do evangelismo ou de qualquer outra denominação religiosa.


Esta senhora evangélica nunca me questionou sobre a minha orientação filosófico-religiosa. Ela sabe que discutir sobre religião, tentando persuadir a pessoa a desistir da sua para seguir a dela, não é uma atitude sensata e respeitosa.


Eu leio as publicações que ela me oferece gentilmente. Ela não lê o que divulgo sobre o Espiritismo. A sua Bíblia é tudo de mais "sagrado". Seus ensinamentos não devem ser corrompidos com "coisas do demônio".

E assim, seguimos caminhos opostos em direção ao Deus que acreditamos. Com respeito recíproco e uma amizade que não ultrapassa os muros que dividem a nossa vizinhança para uma convivência mais estreita.

Poderia ser diferente..


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

OTIMISMO E SABEDORIA

 



Coragem para encarar os problemas humanos e sociais


Além da coragem, devemos também ser otimistas e determinados na solução dos problemas que tanto dificultam a nossa existência no plano da materialidade humana. Os pessimistas de plantão acham que a coletividade humana não tem jeito e deve ser destruída completamente, com seu orgulho e egoísmo, seu narcisismo e sua megalomania.

Acredito que os planos de Deus para a Humanidade, regenerada pela educação e vivência da boa ética, sejam os mesmos que Jesus deixou explícito no Sermão do Monte, quando falou sobre as boas-venturanças e de um Pai justo e misericordioso que jamais desamparará suas criaturas - espíritos criados por sua amorosa vontade.

A bondade do supremo criador da vida eterna está implícita na lição do pão dividido a quem tem fome, no apoio moral a quem anda desesperançado, na orientação pedagógica e educacional ao analfabeto, no abraço acolhedor e solidário a quem se sente morrer na solidão dos vencidos. 

Quando entendermos que só pelo otimismo e pela determinação superaremos as dificuldades naturais que a vida nos impõe, estaremos aptos a julgar tudo da melhor forma possível, de achar que cada projeto vai dar certo quando aplicarmos a prudência, a moderação e o bom senso nas palavras, nas atitudes e ações pessoais.

Sem pressa e pacientemente...

Sejamos, portanto, sábios, otimistas e esperançosos. Sempre envolvidos pela tolerância e conhecimento justo das coisas, que tanto impacientam os humanos influenciados pelo materialismo e por ideologias que negam a existência do Deus e depreciam a filosofia ética de Jesus, classificando-o como um reles agitador de massas.

Quer saber mais? Estude Kardec (mais de 30 obras) e siga Jesus (o sábio mestre da humildade). Esqueça um pouco as alienantes e influenciadoras redes sociais. 


Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

SEM JEITINHO, PODE SER...

 



O Brasil tem como ser um País Justo e Igualitário?

"Quando um povo é honesto e de bons costumes, consequentemente os homens que o governam também o são". Palavras de um sensato escritor escocês chamado Samuel Smiles (1812 - 1904).

Deste apontamento de Smiles já podemos deduzir que o nosso País tem jeito, sim, quando o povo souber escolher seus representantes no Congresso Nacional e não mais deixar a vida lhe levar, sempre dando aquele "jeitinho" para se dar bem em todas as situações de necessidade.

Um País jovem como o nosso - apenas 1.524 anos do seu descobrimento por um tal de Pedro Álvares Cabral, destemido navegador português - tem tudo para melhorar e provar que está apto ao título de "Pátria do Evangelho e Coração do Mundo". Basta administrá-lo respeitando o que determina a sua Constituição Federal e cumprindo todas as promessas que são feitas ao povo nos períodos eleitorais. 

Não é tarefa fácil, mas fica muito mais difícil quando os governos não se interessam pela educação e profissionalização das classes sociais minoritárias, deixando o mercado de trabalho aberto apenas às castas mais privilegiadas, seja por melhor nível de instrução e conhecimento ou apadrinhamento político, quando há necessidade do QI - "quem indica".

Sem trabalho, moradia digna, bom atendimento médico e segurança pública o País não tem como crescer, incluir e proteger seus cidadãos. Ninguém cresce recebendo e vivendo de bolsa família, de benefícios sociais que só alimentam a cadeia de "indigentes" e de pessoas espertas, que sempre encontram um "jeitinho" de enganar todo mundo.

Justiça e igualdade social são peças decorativas, utilizadas apenas em bem elaborados discursos de políticos que se profissionalizaram na arte de fazer "politicagem". Os melhores salários e os privilégios do mandato são disputados por eles com unhas e dentes nos palanques eleitorais. 

O povo, ainda sonhando com uma mesa farta, tem que se contentar com o salário mínimo vergonhoso, que mal dá para encher o carrinho no supermercado; pagar água, luz, telefone, internet, botijão de gás, prestação de casa ou apartamento financiado, e guardar alguns trocados para o lazer com a família.

Esse povo deve sentir orgulho de ser brasileiro? Deve, sim. A sua vergonha deve ser com os maus políticos do País, que, sem nenhum ética moral, o mantém ainda adormecido em berço esplêndido, desapercabido do estado de imoralidade e corrupção sistêmica que vem obscurecendo o seu espírito democrático de direito. 

Finalizando, faço minhas as palavras do orientador de Chico Xavier - Emmanuel: "Quem ouve, aprende. Quem fala, doutrina. Um guarda. O outro espalha". 

Sejamos, portanto, aquele que guarda o que ouve para depois cobrar no devido tempo. Sem esquecer de espalhar o que seja bom, útil e verdadeiro para pessoas que ignoram a realidade política do País.  

E vamos em frente!

Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem


PS  -  A pergunta que dá título ao artigo foi formulada pelo leitor Kleyson Gonçalves, de São José do Rio Preto, SP. 

A REPERCUSSÃO DO BLOG

 



Os nossos leitores, amigos e correspondentes - em especial aqueles que nos prestigiam há mais de 40 anos - enviaram dezenas de recados (via e-mail, whatsapp e pelo formulário do blog) agradecendo o compartilhamento do link de acesso e parabenizando pelo novo projeto jornalístico que estamos desenvolvendo. 


São leitores, amigos e correspondentes dos seguintes Estados brasileiros: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Outros são dos seguintes países: Venezuela, Porto Rico, Cuba, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Japão, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Alemanha, Bélgica, Suécia, Irlanda e Austrália.


Cada um deles nos proporcionou uma enorme e prazerosa alegria ao constatarmos o registro de acessos ao blog até o momento desta postagem: mais de 8 mil pessoas nos visitaram da última semana do mês de maio até agora. Ou seja, o blog está agradando gregos e troianos!


Muitíssimo obrigado a todos pelo apoio, estímulo e prestígio.  

Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

sábado, 1 de junho de 2024

IMPRENSA BRASILEIRA

 


 

Com ou sem jornalistas diplomados, no exercício da profissão deve prevalecer sempre a ética na apuração dos fatos. E absoluto respeito pelo público (leitor, ouvinte e telespectador) que gosta da verdade.


                                                                                           Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem 

 

FÉ NA VIDA FUTURA


  A Razão do Desgosto na Vida


O homem moderno só pensa em competir e correr atrás do tempo que ele pensa que perdeu. Vive para as conquistas materiais, sem nenhuma preocupação para encarar o inevitável: o envelhicimento e a morte do corpo físico.

Embora sinta intuitivamente que existe algo após a morte do corpo perecível, todos nós ainda não entendemos o que ocorrerá após essa etapa. A falta de perspectiva das religiões tradicionais faz com que seus adeptos não procurem encarar, sem medo, o seu amanhã espiritual. 

Em "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec questiona os espíritos sobre a razão do desgosto da vida. Eles respondem ser efeito da ociosidade. Sem dúvida, a ociosidade faz com que qualquer pessoa, seja jovem ou idosa, se entregue ao desânimo e viva sem perspectiva de um futuro melhor.

Muitos jovens procuram o antídoto menos indicado: antidepressivos, drogas ilícitas e bebidas alcoólicas. No caso dos idosos, constata-se que aqueles mais dedicados a alguma atividade física ou intelectual estão menos sujeitos aos males que atingem os ociosos. 

A fé na vida futura, aquela que dá a certeza que a vida continua além da morte física, é a verdadeira. A existência densa no campo da materialidade humana é apenas um estágio rápido para novos aprendizados e revitalizar relações fraternas e afetivas na caminhada evolutiva. 

É a fé que proporciona ao espírito ainda humanizado a motivação para continuar a viver com dignidade ética, sem que a consciência o reprove por atitudes e ações equivocadas. 

Procuremos, portanto, acumular bens morais, cujos valores vão nos credenciar na passagem pelos portais da morte. Os materiais serão deixados para trás, sem que seja possível levá-los em sarcófagos blindados como faziam os antigos egípcios. 

Por Carlos Barros Filho  I  Google Imagem

VISITA RÁPIDA

 

ELIZABETH SOARES

A presidente da ONG Creche Joanna de Ângelis e do Núcleo Espírita Eunice Weaver - ambos localizados no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa - esteve hoje (01 de junho) em minha residência para entregar dois exemplares do livro psicografado por Giovana Guerra, "Quando o Amor Aquece", em parceria com o espírito Luís. 

O livro tem mais de 500 páginas. Leitura para o resto do ano.

Paguei pelos exemplares R$ 100,00 - que serão repassados para a Creche Joanna de Ângelis pela médium pernambucana radicada em João Pessoa há 20 anos. Giovana é natural de Timbaúba.

A entrevistei para nossa gazeta digital KARDEC Ponto Com (edição de junho).  (Por Carlos Barros Filho  I  Imagem Facebook)

A POLÍTICA SOB A ÓTICA ESPÍRITA

 


O MAL DA POLÍTICA ESTÁ NOS POLÍTICOS CORRUPTOS


O livro Obras Póstumas, lançado em 1890 pela viúva de Allan Kardec - Amèlie Boudet, após a sua morte física em 1869, revela a natureza política do mestre lionês que pode ser constatada no capítulo que trata das Aristocracias.

Espírito dotado de uma visão ampla e profunda acerca das coisas espirituais e materiais que influenciam o homem, Kardec entendia a Política como "a técnica de administrar uma cidade e um Estado tendo em vista o bem comum da coletividade". Infelizmente, não é bem assim.

Quando o (a) candidato (a)se elege e assume a plenitude política do seu mandato - movido pelo orgulho e pelo egoísmo - acaba querendo tirar proveito da importante posição que ocupa, envolvendo-se com grupos viciados  em propinas, tais como partidos, doleiros, lobistas e empresários gananciosos.

Para o bom entendendor, nada disso é Política e, sim, politicagem. Uma prática vergonhosa que desabona a dignidade de homens e mulheres que juraram defender os interesses do seu eleitorado e de suas comunidades. 

Em Obras Póstumas, no capítulo "As Aristocracias", Kardec deixa bem claro em seus escritos que as naçõese os povos devem ter dirigentes moralmente capazes de vencer as suas más tendências e a falta de sensibilidade diante dos problemas sociais reclamados pela população.

Líderes políticos e gestores públicos devem se conduzir com correção ética, pois está é a única maneira de se construir uma sociedade mais humana, justa e igualitária. Um sonho que todos nós, eleitores brasileiros, acalentamos desde que o País incorporou o espírito de Democracia.


Por Carlos Barros Filho  I  Imagem Google