sábado, 26 de julho de 2025
CONECTADOS E ALIENADOS
sexta-feira, 25 de julho de 2025
A REPERCUSSÃO DO BLOG
Valderedo Borba (João Pessoa) - "Oportuno o resgate do seu blog pessoal. Não podia ficar "escondido" por mais tempo. Ademais, sei que não é fácil mantê-lo atualizado, mas faça um esforço".
Marcelo Henrique (Florianópois) - "O blog não estava escondido, não! Esses dias numa pesquisa na web eu já o tinha visto. Quem estava escondido era você (riso)! Continue postando..."
J. B. de Azevedo Neto (João Pessoa) - "Gostei do blog. Receba meu abraço e parabéns por todos seus projetos de divulgação espírita e pessoal".
Marcos Toledo (Natal) - "Meu velho e inquieto amigo divulgador paraibano, que bom que você achou o seu blog e o reativou! Achei-o interessantíssimo. Textos simples e objetivos dentro de sua proposta de interagir com seus leitores, seja instigando-os a uma reflexão mais profunda acerca das coisas da vida, seja para entender a vida na sua natural descomplexidade. Seu leitor fidelizado de sempre. Aquele abraço!"
Kiko Souza Muniz (São Luís) - "Barros, apreciei todo o seu blog. Está ficando bom em cada postagem feita. Você sabe fazer isso como ninguém. Tudo com muita simplicidade e esmero. Belas mulheres você tem na família. Um homem de sorte! Dona Carmem deve ter muito orgulho da prole de filhos, netos e, agora, bisnetas que formatam a terceira geração de sua árvore genealógica. E você perdidão no meio de todo esse paraíso feminino... Abraço, meu velho amigo. Saúde mental para todos nós."
Jota Jota Tôrres (Brasília) - "Eita, Barros! Como é que você vai dar conta de cuidar desse blog, camarada? O seu tempo é de quantas horas? Bom, o que sei é que o blog está ótimo! Não pare de postar, meu amigo. É disso que a gente precisa - opinião, de vista, comentário, reflexão, questionamento e tudo mais que nos leve a entender o mundo do jeito que está. Até que se materialize por aqui a decantada regeneração moral planetária. Grato pelo link enviado. Vou compartilhar com meus contatos. Abraço."
Jorge Santana (São Paulo) - "Carlos Barros, esse blog não podia ficar 'escondido' nas nuvens por mais tempo. Um canal de debate ajustado com seu modo de pensar e escrever sobre os temas atuais que mexem com a sociedade contemporânea deste século tão conturbado. Espero continuar seguindo o blog por uns bons anos, até que a sua capacidade criativa e intelectual se esgote. Você tem mais energia cognitiva que muitos moços que passam pelo meu consultório de psicologia. Parabéns por mais esta iniciativa!"
Ondina Alverga (Salvador) - "Caro divulgador e jornalista paraibano, bom saber que o blog foi 'achado'. E pelo que li, é um blog bastante diversificado entre textos opinativos e reflexivos, como posts pessoais e familiares. Uma mistura interessante. Vou recomendá-lo para os amigos nas minhas redes sociais. Paz, saúde e vida longa!"
Taís Luso (Porto Alegre) - "Carlos, o seu blog está no índice da coluna do meu blog Porto das Crônicas. Sempre vejo quando você posta algo. Você precisa postar mais textos. Os temas que você escolhe são interessantes. Conquiste a Europa e outros continentes como eu consegui ao longo dos anos. Abraços daqui de Porto Alegre para você e Carmem."
Lembrando: o blog não é monetizado. Estamos quase atingindo a marca de 10 mil acessos.
NR - Boa parte dos recados acima foram "pescados" no whatsapp e no formulário do blog. Envie o seu.
REGISTRADO NA HISTÓRIA
É o homem que promete pacificar a Terra e transformá-la num paraíso depois de destruí-la com armas nucleares. Com a tecnologia nas mãos, ele pretende condicionar mentes à sua vontade, manipulando pensamentos e a vida do seu semelhante.
Quando todos almejam a paz, a liberdade, a justiça, os direitos humanos e o bem comum de toda sociedade planetária, o homem promove a inversão de valores éticos e morais. Corrompe, explora, escraviza e manda prender quem o contraria.
É ele que permite que o mal prospere para dele tirar proveito e manter-se no poder como um déspota insensível e cruel. A fome, as guerras, o ódio, a vingança, a indigência social e o medo são os meios que o homem utiliza para manter seu semelhante sob domínio mental.
O homem vê em outro homem um inimigo, que lhe parece merecer ódio porque não lhe dá aquilo que gostaria de ter em suas mãos. Ele é o pior de todos os animais que Deus criou, mesmo dotado de inteligência e livre arbítrio. Sempre foi a sua maior dor de cabeça. Desde que dele foi retirado a costela que gerou Eva.
Por Carlos Barros Silva I Imagem Google
POEMA CLASSIFICADO
Sem fé, sou ateu. / Sem amor, sou egoísta. / Sem vida, sou natureza morta. / Sem emoção, sou autista.
Sem alegria, sou depressão. / Sem coragem, sou covardia. / Sem esperança, sou desalento. / Sem paz, sou desarmonia.
Sem amigos, sou solidão. / Sem amparo, sou indigência. / Sem afeto, sou rebeldia. / Sem educação, sou violência.
NR - Este poema foi classificado em 18º lugar, no 33º Concurso de Poesia com Temática Espírita, realizado pela Arte Poética Castro Alves (São Paulo, capital), no dia 25 de novembro de 2023. Classificado entre as 20 poesias selecionadas para receber o Prêmio Castro Alves.
Por Carlos Barros Silva
quinta-feira, 24 de julho de 2025
REUNINDO TIOS, SOBRINHOS E PRIMOS
A iniciativa foi da filhota Aline. Ela queria contar também com a nossa presença - de dona Carmem e eu. A ampla e arejada sala do apartamento da professora Aline ficou preparada para receber seus convidados com comodidade e descontração.
Afinal de contas, era uma reunião entre familiares - pais, mães, tios, sobrinhos e primos - para jogar conversa fora, dar umas boas risadas e degustar um ótimo lanche à base de salgadinhos e refrigerantes.
Tudo isso aconteceu no dia 16 de julho, às 15 horas. O apartamento de Aline fica no bairro Torre, considerado uma dos mais tradicionais da capital paraibana.
Quem marcou presença? Rose (mãe de Lívia, Beatriz e avó de Lalá); Fábio (pai de Fábio Júnior e avô de Juju); Aline (mãe de Luíza); Lívia (mãe de Lalá); e Ítala (mãe de Juju e esposa de Fábio Júnior).
ENTRE O CERTO E O ERRADO
Pelo discernimento, adquirido com o tempo e experiências vividas, aprendemos a tomar decisões pessoais com base na consciência e nos valores assimilados. O certo e o errado não se misturam. Tornamo-nos senhores daquilo que pensamos, falamos e agimos. Sempre com a certeza que estamos fazendo escolhas certas e tomando decisões sensatas.
Todavia, não podemos esquecer que tomadas de decisões podem ter consequências boas ou ruins em nossa existência. Elas podem afetar a nossa vida e a vida de pessoas que fazem parte do nosso convívio social, familiar, profissional e religioso. Uma faca de dois gumes.
Daí a razão do cuidado como vamos tratar de assuntos como sexo, crença, casamento, família, educação de filhos, convivência e tratamento dispensado às pessoas. Na sociedade contemporânea deste século de tantas mudanças, valores como ética e moral não têm o mesmo peso de avaliação diante da ausência de justiça e direitos humanos conspurcados pelo orgulho ferido da incomodada elite brasileira.
Saudável seria para todos nós vivermos de braços dados com a gentileza, atenção, respeito, generosidade, empatia, fidelidade e amor uns pelos outros. No entanto, nossa consciência é moldada nos valores que assimilamos com nossos pais e avós; amigos, professores e religiosos. Nem sempre tomamos as decisões mais sensatas e inteligentes.
Quando não somos educados para proceder corretamente, deixamo-nos influenciar pelas coisas erradas, que vão contrariar e aborrecer as pessoas que mais nos estimam. As consequências são constrangimentos, vergonha e culpa. Sentimentos que podem arruinar nossa vida caso não encontremos as soluções adequadas para cada um.
Usemos, pois, do discernimento para fazer escolhas certas diante dos desafios éticos que o mundo nos impõe. Sem vacilo porque o mundo só vai tratar duramente quem é fraco de caráter. Espelhemo-nos nos bons e seremos reflexos naturais de sua conduta irrepreensível no plano da materialidade humana.
Por Carlos Barros Silva